Em consonância com as festividades da Copa do Mundo que inicia hoje, a Embaixada brasileira em Tóquio, Japão, convidou o arquiteto Shigeru Ban, laureado do Pritzker deste ano, a construir um pavilhão temporário para discussões e celebração.
Localizado na entrada da Embaixada, a estrutura temporária tem 120 m² e três metros de altura. Será um local onde as pessoas poderão se encontrar após os jogos, já que, devido à diferença de fuso horário, as partidas não serão transmitidas no local.
Ban é conhecido especialmente por suas estruturas construídas com materiais não usuais, como tecidos e papel, e para o projeto do Pavilhão Brasil 2014 não foi diferente: a construção é feita de papelão. Além de um espaço de encontro, a estrutura efêmera oferecerá café, sucos, pão de queijo e outros produtos brasileiros aos visitantes, além de shows de "bossa nova", projeções de filmes, oficinas e outros eventos culturais gratuitos.
Esta não é a primeira colaboração entre Shigeru Ban e o Brasil; o arquiteto japonês foi recentemente convidado pelo Ministério do Meio Ambiente a construir postos de visitação e de pesquisa em parques nacionais amazônicos e escolas para as populações locais.
Referência: Exame.abril